sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

VOLTANDO PRA CASA





É simples. Embora seja muito simples, a vida não é fácil. O que chamo de vida aqui é o modo de viver, aquela desejada qualidade que se traduz em paz, serenidade, alegria e que, no conjunto, forma um estado de ser que reconhecemos como felicidade. Sim a felicidade é um estado de ser. Não seria apropriado entendê-la como uma virtude ou qualidade que distingue um ser do outro, porque este estado é inato e intrinsecamente se constitui numa característica comum a todos nós.
Ótimo, então por que não somos todos felizes? Somos sim! Alguns já descobriram. A bem da verdade, alguns poucos descobriram! Bem poucos. Talvez, um número maior já experimentou a felicidade em um volume suficiente para crer que ela é real e possível, mas perderam o ponto. Outros tiveram momentos de alegria e ficaram animados buscando aumentar esses momentos.
Então, se somos todos potencialmente felizes, por que é que a maior doença da humanidade é a depressão? Por que é que a tristeza ganha de lavada nessa guerra onde há tanta dor e sofrimento deixando abatida a maioria absoluta dos humanos inteligentes? É verdade! O fato é que poucas pessoas descobrem que são felizes intrinsecamente. A confusão tem inúmeras razões, desculpas e justificativas. O fato é um só: entenderam, equivocadamente, que a felicidade está fora; acham que vem de algo externo, de alguma coisa ou de alguma pessoa e não de si mesmos.
“O Reino de Deus, dizia Jesus, está dentro de nós”. A felicidade, a segurança, a serenidade, a paz enfim todo esse poder curador está dentro e não fora de cada um. A felicidade, portanto, é uma descoberta. É uma energia a ser percebida e não uma conquista.
É muito simples. Mude o foco. Olhe para o seu interior e busque demoradamente um encontro com você mesmo. Prestando atenção na respiração procure abstrair-se de todas as fontes de preocupações tais como seus medos, desafios, passado, futuro, necessidades, perdas e qualquer outra ansiedade. Coloque o foco na respiração. No inicio, cinco minutos por dia durante uma semana; em seguida aumente para dez minutos e vá aumentando até conseguir permanecer nesse estado por uma hora ou mais cada dia.
Quem tem tempo para gastar uma hora em meditação todos os dias? Poucos. Geralmente só os que querem ser felizes. É mais difícil para os que querem ser ricos, para os que querem ser famosos, para os que querem ser reconhecidos.
Pessoas felizes podem ser ricas, famosas e reconhecidas. Ninguém - eu posso garantir – ninguém jamais será feliz por ser rico, famoso ou reconhecido. Riqueza, fama, reconhecimento não serão causas da felicidade; poderão até ser consequência desta. O primeiro passo é ser feliz. O primeiro aprendizado é ser feliz. A primeira lição a ser ensinadas aos filhos: como e onde encontrar a felicidade real. As religiões colocaram a felicidade no céu; a vida na terra virou um inferno. Ser feliz é uma questão de escolha. É simples assim. Garanto que não é fácil. A maioria não escolheu a depressão ou o medo de forma consciente, mas escolheu. De forma consciente cada uma pode escolher a felicidade, pode escolher uma mudança de rumo, pode seguir para o seu interior ao invés de focar na materialidade exterior como meio de ser feliz. Volte pra casa. Esse é o milagre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário