domingo, 8 de fevereiro de 2015

MESTRA DA SABEDORIA





Todos a conhecem bem de perto. A tristeza é uma das mais comuns emoções que caracterizam os viventes. Os irracionais também sentem tristeza. Em geral a tristeza vem associada ao medo, às perdas, separações, culpas etc. A tristeza é existencial: faz parte da vida de todos nós. É essencial. É a tristeza que nos convida para uma reaproximação com nosso centro. Em geral a alegria é dispersiva e projeta a alma para o exterior, para a interação e comunicação com os outros. Sem a tristeza o processo de crescimento seria impossível. A tristeza é a antessala da alegria. É grande a importância e necessidade de saber lidar com a tristeza.
1 – Evite lutar contra a tristeza. Se veio é porque chegou a hora para cumprir sua missão; se permanece é porque não terminou sua obra ainda. Quando a tristeza vem é porque o ser está carente de si mesmo. Sempre que vem, traz um convite para que seu amo mergulhe em uma reflexão mais profunda e busque sabedoria e respostas no aconchego no seu interior. Dentro de cada um estão guardadas as respostas para as mais inquietantes questões da vida.
2 – Olhe para sua tristeza sem receio. Dê boas vindas a ela. Observe seu comportamento, sua intensidade e descubra a sua fonte. Saber a possível origem da tristeza ajuda a identificar em que ponto do ser ela pretende agir e conduzir o crescimento. Por exemplo: a tristeza chegou e você sabe que é consequência de uma perda ou separação. Essa tristeza poderá mostrar a importância da pessoa que se foi, entretanto, o grande ponto será revelar o quanto você pode se bastar. Em seu interior, levado pela tristeza, você poderá descobrir ou ampliar seu potencial, fará contato com fontes de conhecimentos gravados em sua essência que serão de grande valor para sua autovaloração e para desenvolver o amor próprio. Jesus já ensinava: amarás ao teu próximo como a ti mesmo. A tristeza causada por uma separação, se bem assimilada e aceita produzirá um enorme crescimento na autoestima. Mal aproveitada poderá evoluir para depressão.
3 – Fique triste. Isso mesmo, se a tristeza apareceu, fique triste. Negar, especialmente para si mesmo, disfarçar, ou ainda tentar mudá-la por meio de agentes externos tipo bebidas, farra, festa ou algo semelhante é perigoso. Quando a tristeza chega ela traz uma meta. Enquanto não cumprir seu objetivo vai permanecer. Há pessoas que passam a vida interia completamente tristes e lutando contra a tristeza. Correm o dia inteiro, fogem, disfarçam, dão risadas, mas o travesseiro a traz de volta. A tristeza é a inspiração do ser. A alegria sua expiração. Se a tristeza entrou, como o ar que respiramos, ela precisa fazer o papel vital em seu ente e só então liberar-se através da expiração.
4 – Apreenda a lição e libere. Isso mesmo após cumprir seu papel de mestra da sabedoria sendo aceita, compreendida e amada, a tristeza sairá suavemente para, em seu lugar, penetrar uma alegria suave, sem origem aparente, carregada de serenidade, trazendo uma sensação de completude. Com essa alegria você estará pronto para compartilhar com outra alma sem depender da mesma para sentir-se pleno e absolutamente aceito. Esse é o milagre. Quer ser feliz? Faça o Milagre - não lute contra a tristeza. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário