quinta-feira, 19 de julho de 2012

FAZENDO MILAGRE NAS RELAÇOES


Observando, ouvindo pessoas, errando e acertando foi que elaborei 17 itens que poderão servir nas relações pessoais inclusive romântica.

FAÇA SEU MILAGRE!


1 – Jamais negociar a felicidade pessoal. Abrir mão de algum momento feliz em favor de uma relação é uma coisa (pode ser até necessário em algum momento), abrir mão dos sonhos é fatal. Perde-se o sonho e mata a relação. Sinônimo desse item é um membro da relação se anular em favor do outro. Jamais vai dar certo.

2 – Em qualquer relacionamento a palavra mágica deve ser PARCERIA. Ser parceiro significa colaborar sempre com a caminhada do outro. Colaborar requer compreender o outro, suas demandas, seus ritmos, suas preferências e facilitar para que sejam atendidos. Compreender e facilitar não significa mudar-se em favor do outro, significa adequar-se LIVREMENTE para que a convivência seja suave.

3 – Ser feliz deve ser a meta de CADA UM na relação. Ajudar ao outro em sua meta (de ser feliz) deve ser PRAZEROSO E DIVERTIDO se não é, reveja a relação. Se colaborar está se tornando um sacrifício, um fardo, um incomodo, cuidado.

4 – Sempre saber a rota de fuga Este ponto para mim é AUREO, mas, muito frio e aparentemente contraditório. Numa relação (especialmente romântica) é importante saber que: posso sair dessa relação a qualquer momento porque sei sair, posso sair e sei por onde sair. Um parceiro que tem essa consciência e permanece na relação é porque a relação vale à pena.

5 – Fugir da simbiose. Simbiose é quando os parceiros se confundem em uma área ou em varias: Emocional, social ou econômica, filhos etc. Quando se tornam dependentes um do outro. Só consegue estar bem se estiver com o outro. Uma relação de parceria não há de ter espaço para esse tipo de dependência.

6 – Amor é um principio, precisa ser alimentado. Somos capazes de ser atraídos e amar várias pessoas. A idéia de alma gêmea, se existe, é porque foi construída. Digo: é fruto de uma relação bem construída. Começa com eleger alguém e investir nesse alguém todo valor e nutriente necessário para manter vivo o principio do amor. Nesse ponto ame-se. Se não for capaz de se amar...procure uma terapia primeiro.

7 – Decidir continuar amando todo os dias. Como somos todos susceptíveis a novas possibilidades, numa relação romântica, só a DECISÃO de continuar alimentando o princípio do amor será capaz de sobrepujar nas intempéries da vida. Detalhe importante: ninguém é obrigado a amar alguém. Ou ama ou não ama. O amor existe e está ali ou não existe. Se não ama, ou não ama mais é dever respeitar, isso sim.

8 – Fato: o ciúme existe.  Só conheci um meio eficiente de lidar com o ciúme: Admitir. Pedir ajuda ao parceiro sempre que o ciúme chegar. Eu estou sentindo ciúmes. O parceiro que pronuncia essa frase está sendo honesto, o que escuta precisa acolher e passar a segurança possível na situação. Muito respeito ao ciúme!
 
9 – Persuadir é saudável, manipular é doentio. Usar charme,elegância, sutileza e argumentos para conseguir do outro o que se quer pode ser saudável. Isso é persuasão. Manipular, chantagear e jogar deliberadamente com o parceiro é decisivo para, cedo ou tarde, por fim a uma relação.

10 – Fidelidade é bom. Lealdade é INDISPENSÁVEL.  No tipo de relação que estou comentando aqui não tem espaço para infidelidade. Tem espaço para liberdade. Se o parceiro não preenche mais, seja leal e libere-o.  Uma dor temporária sempre será menor do que uma magoa para a vida toda ou uma relação sem qualidade.

11 – Atrás dos olhos do parceiro tem uma alma – Respeite-a.  Ali mora uma pessoa, uma individualidade, um ser divino. Tente escutar a voz da alma. É muito revelador. Só assim alguém pode entender o que outro realmente está querendo dizer. Na parceria se compartilha jamais cria dependência.

12 – Que seja eterno enquanto conseguirem.  Saber o limite é indispensável. Quer perder uma alma? Prenda-a. Nesse ponto é importante lembrar: o excesso de intimidade elimina os mistérios individuais. Eternize os mistérios , isso ajuda muito. Se uma relação chegou em seu limite é muito mais saudável mudar seu fromato tipo: transmutar de relaçao romantica para amizade etc. Só é possível ralação boa quandos os dois parceiros querem.

13 – Conquistar o desejo do outro de permanecer na relação é saudável.  Para isso precisa conquistá-lo todos os dias. Sem descuidar um só dia. O contrario disso é pretender a posse do outro. Isso não existe. Ninguém pode dominar e ser dono da coisa mais selvagem e livre que existe: a alma humana.

14 – Manter uma distancia saudável das famílias envolvidas.  Especialmente numa relação romântica é importante saber que a relação é do casal parceiro. As famílias não devem interferir. Respeitá-las e ponto final. Cada par deve encontrar a distancia certa em cada caso. Cada familiar tem suas preferências e forma de ser. Observar essas deixas e manter o distanciamento correto.

15 - Reconhecer e valorizar as diferenças culturais.  Unir duas pessoas que vem de vidas diferentes, culturas diferentes, educação diferente, percepção diferente não é fácil. Há que se ter um enorme respeito pela historia do parceiro e aprender a desfrutar dessas diferenças.

16 – Buscar sabedoria. Uma piada muito repetida hoje é: casamento serve para gerar filhos e separação. Eu diria que casamento sem sabedoria gera além de filhos e separação muita magoa e perda de tempo. Casamento é um empreendimento romântico. Precisa ser tratado com muita racionalidade para que não impeça a continuidade do amor.

17 – INDISPENSÁVEL ser religioso. Desnecessário ter uma religião. Religião pode ser um problema para muitos relacionamentos. Religiosidade não. Religiosidade é aquela busca e relação pessoal que cada um tem com seu Deus. Sem Deus é quase impossível conviver com alguém.

Um comentário:

  1. Muito lúcida essa lista e também desafiadora.Mas tambémé farol pra quem deseja ser bem sucedido na convivência com outro ser humano.É imprescindível a inteireza. Não cabe a concssão do que é essencial pra quem tem como propósito o crescimento interno, espiritual. Seus textos sempre me inspiram. grata.

    ResponderExcluir