sábado, 6 de agosto de 2011

PARA QUEM QUER UMA CASA DE CAMPO





A praia estava cheia naquele dia. Não eram banhistas. A praia estava completamente tomada por pessoas desesperadas, com medo e com a certeza absoluta de que chegara o fim da linha. A morte vinha galopando sobre os fortes cavalos dos soldados do Egito. Os generais, comandantes e soldados do exercito de faraó brandiam suas armas e carros de guerra provocando uma enorme coluna de poeira naquela areia quente do deserto. O quadro não podia ser pior para aquela gente que estaria escrevendo com a vida a história do êxodo do povo de Israel em sua fuga para a terra prometida sob o comando do místico Moisés: Atrás o exercito; de um lado montanhas rochosas e à sua frente o mar com ondas ameaçadoras. Um beco sem saída! Perplexidade total! O povo recorre ao líder Moisés num misto de revolta e esperança. De prático, Moisés só dispunha de um cajado e da fé com a qual, segundo ele, falava com seu Deus. Sob pressão dos desesperados falou com Deus. A resposta  foi curta, rápida e surpreendente: - Diga ao povo que marche!.

Um amigo muito querido, por volta do mês de Junho de 2010 me confidenciou seu grande e acalentado sonho de construir uma bela casa em um terreno que já possuía a algum tempo. Falava do sonho como algo impossível. Não reunia, segundo ele, a mínima possibilidade de realizar seu sonho naquele momento por que seu orçamento não caberia mais nenhuma despesa e não dispunha de reservas suficientes para o empreendimento. Assisti, muitas vezes, meu amigo falar de seu sonho e em seguida perder o brilho dos olhos diante de todas as impossibilidades que ele mesmo descrevia. Um dia, não sei por que, e nem o que provocou a mudança, tomou uma atitude meio louca juntamente com sua família: Sem avaliar muito e agindo rápido procurou uma arquiteta, levou ao terreno e encomendou um projeto. Com o projeto na mão vi esse homem se agigantar. Nasceu um brilho diferente no olhar, uma coragem inexplicável e uma radical mudança na forma de abordar o assunto: passou a dizer de forma firme e muito forte: vou fazer minha casa ao invés de dizer como antes com os ombros curvados para baixo, o olhar inseguro e a voz tremula: um dia vou fazer minha casa. O sujeito não parou mais. Mobilizou-se junto com a esposa e toda a família e cada vez que olhava o projeto aumentava sua coragem. Comprou os primeiros blocos, os primeiros sacos de cimento, contratou a mão de obra e hoje, estou escrevendo este texto dia 3 de Agosto de 2011 (um ano após nossa primeira conversa), posso dizer que meu amigo mora em uma belíssima casa e me diz que realizou um sonho que esperou por mais de 50 anos. É bom avisar que ele não ganhou na loteria, não recebeu nenhuma herança e não teve aumento de renda. Foi o mesmo cara que não podia, que não tinha os meios, que depois de uma mudança de pensamento, encontrou os meios, achou a fonte de poder e fez o milagre acontecer.
Esse é o tipo de milagre que eu acredito e quero compartilhar aqui. O tipo de milagre que qualquer um pode fazer. A base da realização é a atitude.
Deus teria dito para Moisés: diga ao povo que marche. A fascinante historia bíblica que evoquei diz que o mar se abriu e que o povo de Israel passou em absoluta segurança. A parte dessa historia que mais me encanta é que, segundo os pesquisadores da língua hebraica, o texto no original indica que o mar se abriu sim, mas depois que Moisés e o povo deram o primeiro passo e entraram naquelas águas agitadas. Gosto de pensar nessa historia que, mais do nunca, mostra que a fé sem atitude não faz milagres. Deus deu uma casa para meu amigo e pode dar qualquer coisa pra seus filhos inclusive, pode até abrir o mar, mas só depois que o sujeito toma atitude e entra na água. No dia que meu amigo me contou que estava com o projeto na mão eu pensei assim: esse cara entrou na água! Ele vai ter uma casa! Agora tem.

2 comentários:

  1. Já estou com o pé na água, querido. Com relação à casa e a muitas outras coisas.
    Eu acredito em Milagres!!!!
    Sou hj o resultado de um e vc também é...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Isso me deu uma força pra entrar na água!!!muito grata.

    ResponderExcluir